Cotidiano

Santa Casa de Araçatuba interna 10 crianças que estavam no pronto-socorro

Hospital informa que foi zerada a demanda interna reprimida por leitos em UTI Neonatal e UTI Pediátrica
Lázaro Jr.
25/06/2026 às 18h37
Crianças foram transferidas para Pediatria e para hospitais das cidades de origem (Foto: Divulgação) Crianças foram transferidas para Pediatria e para hospitais das cidades de origem (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Araçatuba (SP) divulgou nota na tarde desta quinta-feira (25), informando que zerou pela manhã, a demanda interna reprimida por leitos em UTI (Unidade de Terapia) Neonatal e Pediátrica, que existia havia quase 15 dias.

 

De acordo com o que foi divulgado, a situação ficou agravada na terça-feira (23), quando havia dez crianças no pronto-socorro do hospital, oito delas intubadas, aguardando remoção para unidades intensivas.

 

A ação foi liderada pela Câmara Técnica Médica, que é composta por médicos e especialistas de diversas áreas. Essa Câmara foi constituída pela Circular 02/26, da Diretoria Executiva da Santa Casa, para implantação do Protocolo de Contingenciamento. Esse protocolo foi elaborado para destravar leitos represados em unidades do Serviço de Neonatologia Intensiva e Pediátrica do hospital.

 

Segundo o que foi divulgado, como uma junta médica, ela tem a finalidade de acompanhar permanentemente a situação assistencial, monitorar fluxos de atendimento, avaliar a ocupação dos leitos especializados e assegurar o rigoroso cumprimento dos protocolos clínicos adotados pelo hospital.

 

Transferências

 

Em nota divulgada à imprensa, a Santa Casa informa que as dez crianças que foram transferidas do pronto-socorro foram direcionadas para unidades compatíveis às classificações por quadro clínico, conforme as orientações do grupo de Vigilância Epidemiológica da Santa Casa de Araçatuba.

 

A ação foi coordenada pelo médico infectologista Igor Barcelos Pressinotti e esses pacientes, a exemplo dos demais internados na UTI Neonatal 1 e UTI Pediátrica, seguem assistidos pelas equipes multiprofissionais destas unidades.

 

As crianças estão em leitos que eram ocupados por outras, que não precisavam mais de cuidado intensivo, conforme avaliação dos médicos intensivistas pediátricos Nathália de Oliveira e Jose Alejandro Martinez Cali. Apesar disso, de acordo com a nota, elas seguiam ocupando os leitos de UTI, enquanto pacientes graves aguardavam vagas para transferência no pronto-socorro.

 

Ainda segundo o hospital, com a orientação de Nathália e Jose Alejandro, essas crianças foram transferidas para Pediatria da Santa Casa de Araçatuba e para hospitais das cidades de origem, que oferecem cuidados de média complexidade.

 

Busca permanente

 

Ainda em nota, a Santa Casa informa que apesar de ter sido zerada a demanda de crianças a espera de transferência para unidades intensivas, o trabalho dos integrantes da Câmara Técnica Médica prossegue. O grupo segue em visitas permanentes nas unidades pediátricas, colhendo dados para estudos e estratégias, visando a disponibilização de vagas para crianças encaminhadas pelos prontos-socorros dos 40 municípios da região.

 

Por fim, segundo a Santa Casa, a melhoria da oferta de vagas neonatais e pediátricas é o foco principal do Protocolo de Contingenciamento elaborado médico Rogério Caravante, que foi titular da Diretoria Técnica até meados deste mês de junho, com apoio de equipe técnica e multiprofissionais do hospital.

 

O objetivo foi preparar a Santa Casa para atendimentos extras decorrentes de surto de doenças respiratórias. Entretanto, de acordo com o que foi informado, os dados epidemiológicos estaduais e municipais, bem como do Serviço de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, até o momento não sinalizam a necessidade de abertura de uma unidade intensiva neonatal respiratória.

 

Liberação do pronto-socorro abre vagas para internação de adultos 

 

A Santa Casa de Araçatuba informa que com a transferência das dez crianças que estavam provisoriamente no pronto-socorro aguardando vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica, ocorrida na manhã desta quinta-feira (25), já causa reflexo positivo.

 

Segundo o que foi informado, essas dez crianças estavam em salas de emergência e em repartições destinadas a pacientes em cuidados médicos de estabilização. Com a desocupação dessas vagas, já que as crianças foram internadas na Santa Casa, foram liberados três ambientes físicos, permitindo o manejo de pacientes adultos.

 

Assim, de acordo com o que foi divulgado, a unidade de urgência e emergência está retomando à normalidade. Entre as 19h de quarta-feira e as 11h de quinta-feira, o pronto-socorro da Santa Casa admitiu 18 pacientes, incluindo uma criança.

 

Entre os adultos, dois estão intubados e receberão atendimento enquanto aguardam vaga no hospital.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2026 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.