Havia 5 crianças no pronto-socorro municipal aguardando vaga para internação (Foto: Manu Zambon/Arquivo)
A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) informou que havia cinco crianças em atendimento no pronto-socorro municipal, aguardando transferência para leito hospitalar, conforme atualização da Central de Regulação e da equipe assistencial.
A reportagem pediu informações à assessoria de imprensa da Prefeitura, diante da situação ocorrida na pediatria da Santa Casa, que nesta semana decidiu pelo afastamento do médico Anderson Dutra, que era o responsável técnico pelas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Neonatal e Pediátrica do hospital.
Em 2025, o município celebrou em caráter emergencial, um convênio para complementação do custeio pelo período de 45 dias, viabilizando o início do funcionamento de dez novos leitos.
Ao término da vigência desse convênio, esse custeio passou a ser de responsabilidade do governo do Estado, por meio do programa SUS Paulista, até o credenciamento definitivo dos leitos pelo Ministério da Saúde. “Assim, atualmente a Prefeitura não financia esses leitos”, informa a nota.
Acompanha
Apesar disso, a Prefeitura informa que a Secretaria Municipal de Saúde acompanha a rede assistencial em saúde em razão dos impactos diretos no atendimento da população, mantendo diálogo permanente com a Santa Casa, com o DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) e com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio dos canais institucionais de comunicação.
Entretanto, deixa claro que a definição de protocolos internos, da organização assistencial e da abertura de leitos da Santa Casa são atribuições da gestão hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde acompanha a situação, mantendo interlocução permanente para garantir o acesso oportuno dos pacientes aos leitos de referência.
Vagas
Na quarta-feira (24), a Santa Casa informou que após o afastamento do médico, foi colocada em prática implantação do protocolo de contingenciamento de vagas e seis crianças que aguardavam no pronto-socorro da instituição, a liberação de leitos especializados, foram transferidas para UTI Neonatal 1.
Na quinta-feira (25), foi divulgada nova nota comunicando que havia sido zerada a demanda interna reprimida por leitos em UTI Neonatal e UTI Pediátrica, que chegou a dez crianças no pronto-socorro do hospital, oito delas intubadas, aguardando remoção para unidades intensivas.
Em nota, a Prefeitura de Araçatuba argumenta que toda medida que resulte na ampliação da oferta de leitos é considerada positiva para o fortalecimento da assistência regional, reforçando que a implementação da medida é de competência da gestão hospitalar e das instâncias estaduais responsáveis pela organização da rede.