O 1º tenente PM Isaac Paxim Machado, que integra o 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de Araçatuba (SP), está entre o efetivo que seguiu para a Venezuela em Missão Humanitária enviada pelo governo do Estado, em apoio às operações de resposta ao terremoto que atingiu o país.
Segundo o que foi divulgado, a equipe paulista é composta por 11 bombeiros militares, um agente da Defesa Civil do Estado, dois médicos militares, um deles o de Araçatuba, e um cão de busca. Todos são especializados em operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas (USAR), seguindo protocolos internacionais para atuação em desastres.
A missão tem duração prevista de 15 dias e a equipe atuará em operações de busca e resgate de vítimas em estruturas colapsadas, empregando equipamentos especializados, cães de busca e técnicas internacionalmente reconhecidas para localização, acesso e salvamento de pessoas soterradas.
As equipes e os equipamentos brasileiros decolariam na manhã desta sexta-feira, de Guarulhos (SP), em aeronave KC-390 da Força Aérea Brasileira. Os profissionais também prestarão apoio humanitário à população afetada, colaborando nas ações coordenadas pelas autoridades locais.
Missão
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PL), autorizou o envio da missão humanitária brasileira para apoiar a Venezuela, após os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 na escala Richter que atingiram a faixa central do país na terça-feira (24).
Ele manifestou publicamente solidariedade ao povo venezuelano e colocou o Brasil à disposição para colaborar com as ações de resposta à emergência. A oferta de apoio foi acolhida pela presidenta encarregada, Delcy Rodríguez, que agradeceu a iniciativa brasileira em mensagem divulgada em rede social.
Em atenção a pedido do governo venezuelano, a Missão Humanitária de Busca e Resgate Urbano reúne 44 profissionais, sendo quatro da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, 36 dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de quatro especialistas da Anatel. (Agência Nacional de Telecomunicações).
Os especialistas da Anatel utilizarão analisadores de espectro e antenas direcionais de alta sensibilidade para tentar localizar sinais de celulares sob escombros, de modo a auxiliar as equipes de busca e resgate.
Estado
Em nota, o governo do Estado afirma que a participação de São Paulo reforça a capacidade técnica do Estado em operações de proteção e defesa civil e sua experiência em missões humanitárias de alta complexidade.
Em 2023, equipes paulistas integraram a missão brasileira de resposta ao terremoto na Turquia, atuando ao lado de forças internacionais em operações de busca e salvamento.
“A atuação ocorre em cooperação com o governo federal, responsável pela coordenação da missão brasileira, e reafirma o compromisso de São Paulo com a preservação da vida, a cooperação institucional e a solidariedade internacional diante de desastres”, finaliza a nota.