A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) recebeu do Ministério da Saúde, 2.500 unidades do teste rápido de dengue do tipo NS1, que é utilizado para casos suspeitos nos primeiros dias de infecção.
A entrega foi feita na quinta-feira (6) e, de acordo com a Prefeitura, é a primeira vez que o município recebe testes do tipo NS1. Até então, a administração municipal fazia a aquisição com recursos próprios.
Em 2024 a Secretaria de Saúde comprou 8,5 mil no período de janeiro a novembro. Porém, como o município vive uma epidemia de dengue, somente entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, foram adquiridos 15 mil testes. Boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira informa que até então, haviam sido confirmados 5.384 casos de dengue em Araçatuba, com dois óbitos.
15 minutos
Esses dispositivos são utilizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no pronto-socorro municipal. Eles fazem a detecção do antígeno NS1, que é uma proteína específica do vírus da dengue. Ela circula no sangue do paciente infectado e pode ser detectada no período após as primeiras 24 horas de infecção, até o 5º dia.
Para fazer o teste é preciso uma punção digital, que é uma picada no dedo do paciente. Uma gota de sangue do paciente é suficiente para ser colocada no dispositivo para análise. O resultado é emitido após 15 minutos.
O DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba foi o responsável por repassar os testes rápidos para a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica).