A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba (SP) passará a contar com um veículo elétrico para ser utilizado nas fiscalizações e em demandas administrativas. De acordo com a administração municipal, uma estação de carregamento será instalada na sede da secretaria e o carro deve ser entregue ao município na segunda quinzena deste mês de março.
Em nota divulgada à imprensa, a administração municipal informa que a aquisição deste veículo é mais um passo na direção de práticas sustentáveis e a medida coloca a cidade como uma das primeiras do interior do Estado a integrar um carro elétrico à frota municipal.
O modelo adquirido é um BYD Dolphin Mini, 100% elétrico, avaliado em R$ 135 mil, pagos com recursos provenientes de emenda parlamentar. Ainda de acordo com a nota, com a utilização desse carro, Araçatuba deixará de emitir mais de 3,2 toneladas de gás carbônico por ano, contribuindo para um futuro mais limpo e saudável.
“Ter um carro elétrico em nossa frota é um primeiro passo para levarmos Araçatuba a ser conhecida como cidade amiga do clima, que enfrenta os desafios ambientais com responsabilidade e inovação”, comenta em nota o prefeito Lucas Zanatta (PL).
Economia
De acordo com ele, este veículo substituirá um automóvel convencional, operando de forma mais sustentável. “Além de ser uma escolha ambientalmente correta, trará uma economia considerável para o município”, acrescenta.
Também em nota, a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luciane Bueno, informa que o carro elétrico permitirá uma economia estimada em 1.440 litros de gasolina por ano. “A economia vai além do combustível. A energia limpa diminui a poluição do ar e melhora a qualidade de vida dos cidadãos”, ressalta.
Autonomia
Ainda de acordo com o que foi divulgado, o BYD Dolphin Mini tem autonomia de 200 km por carga completa e bivolt (127v/220v) e o desempenho do veículo será monitorado para avaliar futuras aquisições.
“Iniciar a renovação da frota com um carro elétrico é uma tendência essencial para uma cidade, que avança seguindo os mais modernos conceitos de sustentabilidade", conclui Miriam.