Polícia

Araçatuba terá grupo especializado de investigações para fortalecer segurança no campo

Portaria instituindo o Giar em todo o Estado foi assinada nesta segunda-feira, durante a Agrishow
Da Redação
28/04/2025 às 15h28
As primeiras unidades começaram a funcionar em Botucatu e Itatinga, no interior do estado (Foto: Governo de SP) As primeiras unidades começaram a funcionar em Botucatu e Itatinga, no interior do estado (Foto: Governo de SP)

As primeiras unidades começaram a funcionar em Botucatu e Itatinga, no interior do estado (Foto: Governo de SP)
Araçatuba (SP) passará a contar com uma unidade do Giar (Grupo de Investigação em Área Rural), que tem como objetivo de fortalecer a segurança no campo.

 

De acordo com o governo do Estado, a portaria instituindo os grupos especializados da Polícia Civil em todas as regiões do Estado foi assinada nesta segunda-feira (28), durante a Agrishow, uma das maiores feiras agrícolas do mundo, em Ribeirão Preto.

 

Segundo o que foi divulgado, a equipe especializada de investigação presta atendimento às ocorrências de crimes contra o patrimônio em áreas rurais. As primeiras unidades começaram a funcionar em Botucatu e Itatinga, no interior do Estado.

 

O serviço Giar ficará vinculado à Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) e Delegacias Seccionais de cada Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior). Os agentes serão responsáveis pela investigação, realização de operações, cooperação com os demais órgãos de segurança, bem como pela manutenção de diálogo constante com as empresas, cooperativas, produtores e trabalhadores rurais.

 

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a partir da experiência bem-sucedida do grupo especializado em Botucatu, houve a necessidade de expandir o Giar para as demais regiões do Estado para combater os crimes que assolam o campo e tiram a tranquilidade do produtor rural. “Essa equipe será um ponto focal dentro de cada região para conversar com o setor produtivo, aumentando a segurança no campo”, afirma.

 

Trabalho

 

Caberá ainda aos grupos especializados produzir dados sobre as atividades desenvolvidas pelo Giar, com o total de ocorrências registradas, equipamentos e produtos apreendidos, infratores presos ou apreendidos e inquéritos policiais instaurados e concluídos. A medida entra em vigor a partir de hoje, com a publicação.

 

“Não existe mais espaço para invasores no Estado de São Paulo", afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai. De acordo com ele, esse novo serviço será uma resposta mais rápida da polícia para os produtores do campo, que contam com uma segurança jurídica no território paulista.

 

Giar em Botucatu

 

Segundo o que foi divulgado a criação do setor especializado em Botucatu permitiu o esclarecimento de crimes e a recuperação de veículos, animais e outros objetos roubados ou furtados em áreas rurais.

 

Os policiais atuam contra quadrilhas especializadas em roubo de cabeças de gado, tratores, caminhões, equipamentos agrícolas e invasões de propriedades rurais, além de combate ao abate clandestino e à instalação irregular de apiários, entre outros crimes, que foram desmantelados por meio do trabalho do Giar.

 

A equipes também realizam rondas preventivas pelas zonas de mata, o que tem aumentado a sensação de segurança dos trabalhadores e moradores. De janeiro a março deste ano, o Giar registrou na região sete furtos de tratores.

 

No mesmo período de 2024, aconteceram oito crimes da mesma natureza. A equipe especializada de investigação conseguiu esclarecer 100% dos casos registrados nos dois trimestres.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.